Prevenção

Em se tratando da prevenção de problemas relacionados as drogas, é de vital importância que estratégias de prevenção sobre a questão sejam desenvolvidas, incorporando abordagens baseadas em evidências culturalmente apropriadas, com prioridade para gestantes, jovens, menores de idade e outras populações vulneráveis.

Não existe um modelo ideal e único de programa, e sim diferentes possibilidades de abordar estas questões. O que se percebe é que terão mais sucesso as ações que contemplam abordagens multidisciplinares, ou seja, trabalho e estudo de profissionais de diversas áreas e especialidades.

Em relação à prevenção de novas recaídas, sugere-se que o paciente mantenha sempre o acompanhamento com profissionais especializados e que sempre avaliem a proposta terapêutica, verificando a necessidade de ajustes. Ainda, participar de sessões de psicoterapia (principalmente com abordagens comportamentais) podem oferecer estratégias para que o indivíduo consiga lidar com situações de alto risco ou forte desejo de consumir a substancia, além de maneiras de evitar e prevenir recaídas.

2 Responses

  1. Mônica disse:

    Como profissional da área, tive Também a experiência de ser uma adicta, estou a 17 anos em recuperação. Tive pai alcoólatra, tive filho adicto morto por causa do Álcool, digo que, na região de Campinas, trabalho a quase três anos com grupo terapêutico, recebo e oriento pacientes que terminam o tratamento e vão pra casa, pra sociedade, jamais estarão preparados sem um acompanhamento terapêutico. Digo com propriedade que, existe uma gigantesca diferença entre aqueles que apenas conseguem alguma frequência em grupos de auto ajuda, e aqueles que optam por orientação, para que aprendam a viver nessa nossa sociedade.

  2. Rogério Menani disse:

    O acompanhamento terapêutico é fundamental, Mônica. Concordamos plenamente. Dependendo do caso, ele será necessário pelo resto da vida da pessoa. Só assim ela vai poder desempenhar seu papel na sociedade e atingir, de acordo com seus esforços, o bem estar tão almejado por todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *