Curso de Monitor de Dependência Química é realizado no MT

curso

A Cadeia Pública de Araputanga, no Mato Grosso, trabalhando em consonância com o Programa de Humanização e Modernização do Sistema Penitenciário daquele estado, ofertará aos recuperandos da unidade o curso de Monitor de Dependência Química. O trabalho é intermediado pela Fundação Nova Chance (Funac), que promove no estado os cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O diretor da unidade, Paulo César Ferreira Neves, informa que o curso conta com carga horária de 240 horas. Vinte recuperandos participarão da capacitação. “Embora ninguém possa voltar ao passado e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, destaca.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), promove estes cursos, por meio da Funac, com o objetivo de instrumentalizar monitores, por meio de um referencial teórico da dependência química e abordagem prática, para que estes possam atender grupos de dependentes químicos.

“Devemos fazer algo frente ao número crescente de dependentes químicos, oferecendo formação aos que não tem nenhum conhecimento específico atrelado, nem habilidade na condução de um grupo”, acrescenta o diretor da unidade.

A Superintendência de Gestão de Cadeias (SGC) da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), destaca que o curso busca ainda estimular os recuperandos a buscar atualização quanto às diretrizes do tratamento de pessoas que tenham transtornos pelo uso de substâncias psicoativas (SPA).

“Precisamos disponibilizar informações que priorizam o desenvolvimento de ações que expressam a valorização da vida; promover a autonomia e melhorar as relações sociais tanto daqueles que ajudam no processo de tomada de decisão pela abstinência como dos assistidos; além de proporcionar aos participantes uma visão global baseada em evidências científicas”, avalia Jean Gonçalves, superintendente de Gestão de Cadeias.

Fonte: FolhaMax (http://www.folhamax.com.br/)

Link direto: http://www.folhamax.com.br/cidades/curso-de-monitor-de-dependencia-quimica-sera-ofertado-em-araputanga/70545

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *