Curso no combate ao crack e outras drogas em Ariquemes, em Rondônia

A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Semdes) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) realizou o curso “Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas”, objetivando a qualificação de técnicos atuantes na rede de atenção para usuários de álcool e outras drogas e familiares de dependentes.

O curso realizado pela Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad) e a Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), irá abordar temas como: Química – história e contexto sociocultural, epidemiologia da dependência química, drogas psicotrópicas – características e efeitos, Introdução a psicopatologias, prevenção e estratégias e políticas, principais abordagens de intervenção da dependência química; intervenção breve: princípios básicos e procedimentos específicos; entrevista motivacional, teoria – teoria e prática; avaliação comportamental e cognitiva de usuários de crack e outras drogas, treinamento de habilidade sociais e seminário sobre dependência química.

Ariquemes

Conforme o Prefeito Municipal, a participação efetiva do Governo do Estado, é de suma importância para a realização destas políticas e colocou à disposição todas as secretarias do Município para concretizar este trabalho. “A importância desse evento para Ariquemes é muito importante, vamos trabalhar com aqueles que estão nas ruas, e principalmente dar todo o apoio aos seus familiares e tenho certeza que vamos colher bons frutos dessa parceria”, ressaltou o chefe do executivo.

Na ocasião, Waldo Alves da Silva, superintendente da Sepoad, ressaltou que esta parceria com o Município é de suma importância para que as ações e os projetos sejam elaborados e executados para que se procure uma maneira de unir forças em consonância com as funções das campanhas de prevenção. ” Escolhemos Ariquemes para inaugurar o curso durante os 15 dias, por ser um Município que faz um trabalho bastante significativo em relação às políticas públicas de prevenção e combate às drogas”, expôs.

A partir do dia 03 de dezembro, a Sepoad estará com toda estrutura para a instalação do Projeto Acolher, que objetiva sensibilizar a população em situação de rua à aderir a rede de serviços socioassistenciais e de saúde, por meio da busca ativa e abordagem social, que consiste no contato direto ao público alvo em seu próprio ambiente (as ruas); pretende-se também identificar situações de risco pessoal e social associadas ao uso abusivo ou dependência de drogas. No dia 04, o evento será no IG Shopping, voltado para os jovens e adolescentes da cidade, chamado ‘ Papo da Hora’, por meio de psicólogos com toda comunidade escolar.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *