Jornada LaPaz de Prevenção promove atividades lúdicas no final do ano

IMG_0569

Brincadeira do Passa e Repassa: sucesso entre os jovens

Esporte, música, dança e brincadeiras. Essas são as tônicas das apresentações de final de ano da Jornada LaPaz de Prevenção e Qualidade de Vida, que estão sendo realizadas nas cidades de Monte Alto, Vista Alegre do Alto, Taquaritinga, Pitangueiras e Nova Europa, no interior paulista. Os eventos envolvem cerca de cinco mil alunos da rede escolar, dos sétimos, oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental.

Os eventos ocorreram em teatros, quadras, patios e anfiteatros das escolas participantes. Foram mais de 30 profissionais de prevenção envolvidos com as atividades, além de voluntários que fizeram apresentações de dança, rap e esquetes teatrais.

A Jornada LaPaz é um programa privado, criado e implantado pela Sarahy Editora, que utiliza-se da prevenção universal para conscientizar os jovens e famílias a respeito dos problemas causados pelo álcool e outras drogas, violência, DSTs e gravidez precoce.

Todos esses eixos de prevenção são trabalhados ao longo do ano, envolvendo e integrando poder público e sociedade organizada.

Depois das atividades voltadas aos alunos, a Jornada LaPaz irá realizar em cada uma das cidades-sede o Forum Municipal de Prevenção e Qualidade de Vida, onde serão apresentados e debatidos as situações vivenciadas durante os meses de programa.

 

IMG_0318

Peça de Teatro: Diálogos Trágicos – Um retrato da Dependência

IMG_0448

Jogos e competições são parte integrante da Jornada LaPaz

IMG_0214

Como funciona a Jornada LaPaz
A primeira fase da Jornada LaPaz levou os alunos para as redes sociais para estudar a cartilha educativa “Diário de Robér Ortiz”. A partir de uma história fictícia, os alunos puderam ter informações sobre os tipos de drogas e seus efeitos. O perfil (fake) de Robér Ortiz no Facebook tem hoje mais de 5 mil curtidas e 1.500 compartilhamentos nas 18 postagens da página.
“Eu penso que as pessoas não deveriam perder seu tempo usando drogas pois isso é só um atraso de vida”, comentou Luana Reis, aluna de Taquaritinga.

print rober ortiz

Clique para acessar o pefil de Robér Ortiz no Facebook

 

Ainda no Facebook, os alunos participaram de uma competição de curtidas, compartilhadas e comentários. Divididos nas equipes Verde e Azul, foram incentivados a espalhar conhecimento e conscientização por todas as redes sociais, através do Desafio Web LaPaz.

print desafio web lapaz

Clique para acessar a página do Desafio Web LaPaz no Facebook

 

Depois das atividades na internet, os alunos participaram do “Programa Chegou Chegando”, que trouxe atividades lúdicas para envolver ainda mais os jovens na Jornada LaPaz.
Diversos grupos de dança de cada cidade participaram desses eventos, movimentando o palco das apresentações. Atores de teatro também fizeram sucesso, com dramatizações ligadas ao consumo de álcool e outras drogas.

Inscrições abertas para novas cidades
Muitas cidades estão se interessando pela Jornada LaPaz. Em 2016, a agenda da Rede LaPaz está sendo montada para projetos de vários formatos, atendendo desde apenas uma escola até grandes cidades, com um programa inovador e estruturado.
As prefeituras interessadas em implantar o projeto podem entrar em contato diretamente no e-mail editor@revistalapaz.com.br ou pelo tel.: (16) 3241-4137.

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *