Filmes que vão ajudar você a refletir sobre o tema: drogas, dependência e sociedade

Scarface

Década de 80. Centenas de imigrantes cubanos aportam na costa da Flórida, durante uma breve abertura da ilha por Fidel Castro, em uma manobra para se livrar do excesso de presos nas cadeias cubanas. Em meio à massa de miseráveis, chega Tony Montana, bandido de pouco nome e muita bravata, disposto a conquistar o mundo do tráfico.

Ficha Técnica Estados Unidos, 1983. Direção: Brian De Palma; Música: Giorgio Moroder; Roteiro: Oliver Stone; Elenco principal: Al Pacino, Steven Bauer, Michelle Pfeiffer

Bicho de Sete Cabeças

Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai.
A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Ficha Técnica: Brasil/Itália, 2001. Direção: Laís Bodanzky; Roteiro: Luiz Bolognesi, baseado no livro autobiográfico de Austregésilo Carrano Bueno, “Canto dos Malditos”; Música: Arnaldo Antunes e André Abujamra; Elenco principal: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kis Magro

Aos 13

Tracy (Evan Rachel Wood) é uma adolescente inteligente e uma aluna brilhante. Um dia ela se torna amiga de Evie (Nikki Reed), a garota mais popular da escola. Esta a apresenta ao submundo do sexo, das drogas e da mutilação, o que cria uma nova Tracy e a coloca em conflito com seus colegas, professores e, principalmente, com sua mãe (Holly Hunter).

Ficha Técnica: Estados Unidos, 2003. Roteiro e direção: Catherine Hardwicke; Música: Mark Mothersbaugh; Elenco principal: Holly Hunter, Evan Rachel Wood, Nikki Reed e Jeremy Sisto;

Eu, christiane f.

Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e sua irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a “Sound”, uma nova e moderna discoteca.

Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para leva-la lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), assim ela se aproxima do terrível mundo das drogas. Primeiro é o álcool, depois a maconha, assim passo a passo ela começa a mergulhar cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição colocando-se à beira da morte. Um filme de cenas fortes e muito reais que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.

Ficha Técnica: Estados Unidos, 1981. Direção: Uli Edel; Roteiro: Kai Hermann; Música: David Bowe; Elenco Principal: Natja Brunckhorst, Eberhard Auriga e Peggy Bussieck

Leia também...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *